A Semana Mundial do Brincar 2017 defende o tempo de ser criança

A Semana Mundial do Brincar vem aí. Entre os dias 21 e 28 de maio (de domingo a domingo), centenas de instituições públicas e privadas, escolas, educadores, poder público e pessoas engajadas nos interesses da criança de todo o Brasil estarão mobilizadas para promover uma sensibilização pela importância do brincar.

Em 2017, o tema que norteia o evento é “O brincar que encanta o tempo”, uma defesa pelo tempo de ser criança e pelo brincar livre. A Semana é uma iniciativa da Aliança Pela Infância, e acontece desde 2009, sempre atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28 de maio.

semana_mundial_do_brincar_alianca_pela_infancia

A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da Aliança pela Infância.

Em todo o Brasil, diversas atrações estão programadas para celebrar este encontro pela infância. Como acontece todos os anos, todas as atividades são gratuitas e organizadas voluntariamente por organizações e pessoas interessadas em promover a campanha.

O Sesc é uma das instituições parceiras do projeto, e todas as suas unidades terão alguma programação para compor o evento, como oficinas, exibições de filmes e atividades para toda a família. Para ficar por dentro do que vai acontecer na sua cidade, acompanhe a página oficial do evento no Facebook, ou clique aqui para conferir a programação completa por Estado e região.

“A Semana Mundial do Brincar propõe, por trás de toda a programação, que nos atentemos às pressões que muitas vezes recaem sobre a criança – a correria do dia a dia, o que é imposto – e que acaba atropelando seu desenvolvimento individual e único. O tempo de brincar é o tempo da convivência, da descoberta, do sentir e se encantar pelo mundo. E o ritmo torna o tempo saudável. Brincadeiras do dia e da noite, brincadeiras que acendem e agitam o corpo, brincadeiras que acalmam, brincadeiras para imaginar, para sonhar, para pular, para viver, para colocar o ritmo desses pequenos conectado aos ritmos da natureza.” (Aliança Pela Infância)

semana_mundial_do_brincar

“O brincar que encanta o tempo” é o tema escolhido para a edição da SMB de 2017.

A Semana vai acontecer em espaços públicos e privados – escolas, museus, ruas, praças, parques, etc. A proposta é que a própria comunidade se una tanto para organizar ações quanto para prestigiar eventos em sua cidade. A Aliança pela Infância oferece todo o suporte de preparação, com instruções e material de comunicação para divulgação – clique aqui para acessar.

Em geral, são brincadeiras em espaço aberto, com música, arte, teatro, dança, circo, leitura, contação de histórias, manifestações culturais tradicionais e outras ações livres que trazem ludicidade aos lugares mais diversos.

De que brincar estamos falando?

Atividade essencial com fim em si mesma
Instrumento de expressão e desenvolvimento da criança
Resgate cultural das brincadeiras de rua e vivências lúdicas
Fonte de aprendizado, transmissão de saberes e de educação para todos
Expressão cultural que promove encontros entre membros de gerações diferentes
Criador de vínculos sociais e de comunicação
Lazer e fonte de prazer
Para dar luz a esse brincar que é fonte de prazer, aprendizado e troca de saberes, que respeita a cultura da infância e faz parte da sua própria essência, a Aliança pela Infância preparou para download gratuito o Guia da Semana Mundial do Brincar – Inspirações para experiências. Clique aqui para baixar o seu.

Category:
  Sem categoria